Hipotese e Variavel


Hipótese é a suposição de algo que pode (ou não) ser verosímil, que seja possível de ser verificado, a partir da qual se extrai uma conclusão. Popularmente, o termo é utilizado como sinônimo de especulação, chance ou possibilidade de algo acontecer.
Nas pesquisas científicas e acadêmicas, por exemplo, uma hipótese corresponde a uma possibilidade de explicação sobre determinada causa de estudo. Um objeto de pesquisa pode ter diversas hipóteses diferentes, sendo de responsabilidade do pesquisador pôr em práticas experiências e outros métodos de comprovação para descobrir quais hipóteses são mais prováveis ou verdadeiras.
Para elaborar uma hipótese de trabalho, primeiro é preciso delimitar o objeto de estudo e reunir as suposições cabíveis como resposta para a pesquisa. Após reunir todas as probabilidades (hipóteses), é precisa fazer as corretas experiências, de acordo com as metodologias escolhidas, para comprovar ou refutar as hipóteses levantadas.
Etimologicamente, esta palavra resulta da justaposição dos termos gregos hypo (debaixo) e thesis (tese), cujo significado nessa língua era atribuído ao que ficava como base ou princípio de sustentação das leis.
Na Matemática, as hipóteses são o conjunto de condições iniciais a partir das quais, com base num raciocínio lógico, é elaborada a demonstração de um determinado resultado, chegando a uma tese.
Alguns dos principais sinônimos de hipótese são: suposição, pressuposto, pressuposição, teoria, tese, prognóstico, prognose, possibilidade, circunstância, condição e eventualidade.
Ver também: significado de Pressuposto.

Hipótese científica
As hipóteses científicas, em geral, são as premissas dentro de uma determinada teoria, que podem ser validadas com base em um método científico, contribuindo para a formulação de novas hipóteses.
Uma hipótese científica é uma proposição especulativa que se aceita de forma provisória como ponto de partida de uma investigação. A verdade ou refutação da hipótese é determinada graças a raciocínios ou experiências. Na proposição: "Os cachorros e as sardinhas são peixes", existe uma afirmação falsa e uma verdadeira, sendo que é possível demonstrar que um cachorro é um mamífero e não um peixe.
Se uma hipótese é confirmada, ela se transforma na fundamentação de uma teoria científica, se ela é refutada, se transforma em um contra-argumento.
Ver também: o significado de TCC.
Hipótese de Gaia
A hipótese de Gaia, da autoria do ambientalista inglês James Lovelock, afirma que o planeta Terra é um superorganismo, dotado de uma capacidade de autoregulação.

Hipótese Nula
Hipótese nula é um conceito do âmbito da estatística e da probabilidade, que afirma que uma hipótese é considerada verdadeira até que surjam evidências que provem o contrário.
Hipótese de Riemann
A hipótese de Riemann, formulada pelo matemático alemão Bernhard Riemann, propõe que os zeros da reta crítica não são reais e são dispostos de forma simétrica em relação ao eixo real e em relação à reta crítica.
Esta hipótese relacionada com os números primos é provavelmente um dos problemas não resolvidos mais famosos da matemática. A sua resolução traria grandes mudanças nas áreas da Teoria da Informação e da Física.
Conceito de Variável 
No ambiente os fenômenos observados podem ser ligados a um dado conjunto de resultados possíveis. Dessa forma, variável pode ser entendida como qualquer quantidade, qualidade, magnitude... de uma característica que pode possuir vários valores numéricos.Variável pode ser entendida como uma classificação ou uma medida; uma quantidade que se altera em cada caso ou unidade de estudo. Uma propriedade no objeto de estudo que pode ser medida e enumerada.Variável é, convencionalmente, um elemento representante do conjunto de todos os resultados possíveis de um fenômeno.Uma variável pode ser classificada em dois tipos:Quantitativa: seus valores são dados em números (idade, peso, nº de filhos...)Qualitativa: seus valores não são numéricos, mas sim determinadas características (sexo, cor dos olhos, raça...)Dentre ainda as variáveis quantitativas podemos dividi-las em contínuas ou discretas.Variáveis quantitativas contínuas: variável que pode assumir qualquer valor (inteiros e fracionários) dentro de um intervalo;Variáveis quantitativas discretas: variável que assume valores geralmente inteiros.Níveis de mensuração das variáveis Existem níveis crescentes de mensuração. As operações admissíveis para um conjunto numérico de dados experimentais dependem do nível ou escala de mensuração alcançada por tal conjunto que, em ordem crescente são apresentados a seguir:Escala nominal: Quando classes ou símbolos são usados para identificar os grupos a que vários objetos pertencem, essas classes, não ordenadas, constituem uma escala nominal.Escala ordinal: Quando, além de classificar as unidades de acordo com as classes, a mensuração permite ordenar essas classes relativamente ao grau de classificação da variável, atinge-se o nível seguinte de mensuração denominado de escala ordinal.Escala intervalar: Atinge-se esse nível quando além de ordenar as classes de uma variável, podemos dizer quanto valem exatamente as diferenças entre as classes.Escala das razões: A escala da mensuração mais elevada, com origem zero não arbitrária e onde é possível a realização de todas as operações aritméticas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hipotesis alternativa

Hipotesis Nula

Objetivo Geral e Objetivos específicos